segunda-feira, 21 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
PLANO DE AULA
- ASSUNTO: Geometria
- DURAÇÃO: 4 horas
- OBJETIVOS:
- Conhecer e valorizar o ensino da
Geometria;
- Reconhecer que os sólidos
geométricos são formados pela composição de figuras planas;
- Comparar a forma de alguns objetos
já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos;
- Exercitar a visão geométrica das
formas tridimensionais;
- Explorar o espaço e a identificar
pontos de referência;
- Criar/produzir figuras artísticas
através do uso das formas geométricas;
- Analisar as relações entre geometria
e arte (origamis, Tangram e simetria) valorizando o desenvolvimento do senso
estético das crianças e a apreciação de manifestações culturais.
- METODOLOGIA:
- Primeiramente aula teórica para os
alunos conhecer e valorizar a geometria e as formas que nos rodeiam,
relacionando-as com a arte;
- Apresentar um vídeo mostrando que os
sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas;
- Mostrar objetos do cotidiano para os
alunos identificarem e compararem com qual figura geométrica se parece;
- Fazer a brincadeira do rabo do burro
para os alunos se localizarem e identificar pontos de referência;
- Confeccionar alguns animais e
objetos com a técnica do origami, do mosaico e do Tangram;
- Organizar uma exposição com os
trabalhos artísticos feitos para ser apreciados por toda a comunidade escolar.
- RECURSOS:
Vídeos, slides, papel cartão, objetos do cotidiano,
notebook, data show, tesoura, régua,
lápis de cor, papel A4, cola entre outros.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)