sábado, 19 de novembro de 2011

PLANO DE AULA


  • ASSUNTO: Geometria
  • DURAÇÃO: 4 horas
  • OBJETIVOS:
- Conhecer e valorizar o ensino da Geometria;  
- Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas;
- Comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos;
- Exercitar a visão geométrica das formas tridimensionais;
- Explorar o espaço e a identificar pontos de referência;
- Criar/produzir figuras artísticas através do uso das formas geométricas;
- Analisar as relações entre geometria e arte (origamis, Tangram e simetria) valorizando o desenvolvimento do senso estético das crianças e a apreciação de manifestações culturais.

  • METODOLOGIA:
- Primeiramente aula teórica para os alunos  conhecer e valorizar a geometria e as formas que nos rodeiam, relacionando-as com a arte;
- Apresentar um vídeo mostrando que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas;
- Mostrar objetos do cotidiano para os alunos identificarem e compararem com qual figura geométrica se parece;
- Fazer a brincadeira do rabo do burro para os alunos se localizarem e identificar pontos de referência;
- Confeccionar alguns animais e objetos com a técnica do origami, do mosaico e do Tangram;
- Organizar uma exposição com os trabalhos artísticos feitos para ser apreciados por toda a comunidade escolar.

  • RECURSOS:
Vídeos, slides, papel cartão, objetos do cotidiano, notebook, data show, tesoura,  régua,  lápis de cor,  papel A4, cola entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário